HISTÓRIA DO KARATÊ

 

 
 
 
Sensei Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa em 1868. Ainda jovem foi treinado por dois Mestres daquele tempo em estilos ligeiramente diferentes. Com Mestre Yasutsune Azato foi instruido em "Shuri-te" e com Mestre Yasutsune Itosu foi instruido em "Naha-te". Seria da junção destes dois estilos que um dia, nasceria o Karaté Shotokan.

Ele seguiu para o Japão para popularisar o 'Caminho da Mão Vazia' (tradução literal de "Karaté-Do") em 1922. Estabeleceu seu proprio Dojo e começou a ensinar Karaté a muitos profissionais em Tokio. A J.K.A. formou-se e começou um centro de excelencia  no mundo do Karaté. De lá Instrutores altamente treinados foram enviados para diferentes zonas do planeta para promover o Karatê. 
 
Sensei Guichin Funakoshi faleceu em 1957 com a idade de 88 anos.
Shotokan (涛館) é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karatê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa edificação ou salão.

Os alunos de Funakoshi construíram um doju (道場, lugar do Caminho) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Edifício de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano. No karatê shotokan são levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espirito leve mas determinado a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e determinação.
 
Sensei Masatoshi Nakayama nasceu em 1913 e começou a treinar Karaté com o grande Mestre Funakoshi Gichin em 1931. Depois da sua licenciatura na  Universidade Takushoko em 1937 foi para Pequim afim de estudar Chinês, durante essa estadia também estudou vários estilos chineses de combate. Tornou-se o 2º Instrutor Chefe da JKA depois de  Sensei Funakoshi falecer em Novembro 1957. Foi responsável pela expansão global do Karaté nos Anos 60 e 70, e por colocá-lo sobre uma  firme fundação científica depois de um grande estudo aprofundado dos princípios da Cinesiologia, Anatomia, Psicologia e Física envolvidos no treino de Karaté.

Publicou vários livros incluindo "Dynamic Karate", um estudo aprofundado do Kihon (básicas) e produziu vídeos com detalhes técnicos e informação prática sobre os Katas, Kihon e Kumite.
Sensei Masatoshi Nakayama faleceu em 15 Abril, 1987 com a idade de 74. Tinha a  graduação de 10º Dan.

   

 

Sensei Hirokazu Kanazawa (nascido em 1931) treinou com Sensei Nakayama e tornou-se um dos estudantes mais dotados da J.K.A. Foi um dos três primeiros a qualificarem-se do famoso curso de Instrutores da JKA em 1956 (Juntamente com Mikami e Takura), e venceu o primeiro Campeonato de Kumite da JKA  em 1957 (com uma mão partida) e Kata em 1958 (partilhando as honras de Kumite com Mikami). Sensei Kanazawa foi convidado para ensinar em Inglaterra em 1965. Em 1974, juntamente com Sensei Asano, Sensei Kanazawa funda a  Shotokan Karate International (S.K.I.). Torna-se então no maior embaixador vivo do Karaté, o seu talento único faz com que ande em constante demanda pelo mundo todo.
Sensei Kanazawa é ao mesmo tempo Chairman e World Chief Instructor da maior organização de Karaté Shotokan , a Shotokan Karate-do International Federation, e é o único karateka vivo a ter tido o privilégio de ter estudado ainda com Sensei Gichin Funakoshi.

Em Abril 2000, durante o 7º Campeonato do Mundo S.K.I.F. em Bali, Shihan Kanazawa foi promovido à graduação de 10º Dan. Presentemente é o único Mestre de Shotokan vivo a ter uma graduação tão alta.